Como aumentar a produtividade e melhorar o gerenciamento de riscos e custos do escritório de advocacia e do departamento jurídico

Como aumentar a produtividade e melhorar o gerenciamento de riscos e custos do escritório de advocacia e do departamento jurídico

Empresas como o Grupo Lala – dono da marca Vigor – AleSat Combustíveis, Grupo Algar e a Controladoria Jurídica da Bencorp estarão presentes representando os departamentos jurídicos, no próximo evento da InteliJur sobre Controladoria Jurídica. Como aumentar a produtividade e melhorar o gerenciamento de riscos, e custos do escritório de advocacia e do departamento jurídico pelas técnicas da Controladoria Jurídica, será a questão central do evento. O tema a “Interação entre a Controladoria Jurídica e o Setor Técnico”, será tratado pela consultora Samantha Albini da Radar, Gestão para Advogados. E ela nos conta a seguir pontos importantes de sua atuação pela Controladoria Jurídica.

Intelijur – Como o advogado pode melhorar a eficiência e aumentar sua produtividade? Você pode dar exemplos de resultados obtidos após a implementação de uma gestão de Controladoria Jurídica?
A forma mais efetiva de melhoria da eficácia e da produtividade é por meio da implantação das chamadas Ferramentas de Gestão dos Serviços Jurídicos, que são três: o Software de Gestão, a Controladoria Jurídica e o Manual de Procedimentos. A Radar possui centenas de cases, podendo citar alguns, resguardados sempre por nosso dever de sigilo. Escritório empresarial, localizado em São Paulo, com dificuldades na gestão, perda de alguns prazos e compromissos e de alguns clientes, que estavam insatisfeitos. Implantamos as ferramentas de gestão dos serviços e obtivemos 110% a mais de produtividade, aumentando o faturamento em 40% e o lucro em 25%, com aumento de apenas mais um colaborador na equipe. Outro escritório de massa, localizado no Rio de Janeiro, também com dificuldades na gestão, prazos cumpridos muito em cima da hora, algumas falhas de comunicação com os clientes e dificuldades em municiá-los com relatórios. Implantadas as ferramentas de gestão, obteve-se 120% a mais de produtividade, aumentando o faturamento em 45% e o lucro em 20%, sem aumentar a equipe. Outro exemplo: um departamento jurídico localizado no interior de São Paulo, que não conseguia obter os indicadores de desempenho para demonstração do resultado do seu trabalho, nem gerir os terceirizados de forma eficaz. Implantamos as ferramentas de gestão dos serviços e logramos extrair os indicadores completos, alimentando inclusive as metas estratégicas do departamento, e criando um manual de procedimentos padrão para os escritórios terceirizados.

Intelijur – Quais são os principais benefícios na implantação de um modelo de controladoria jurídica para escritório jurídico? E o que você vê de diferente acontecendo nesse sentido dentro de departamentos jurídicos das empresas?

Os principais benefícios são um aumento da produtividade na ordem de pelo menos 100% (o dobro), mais qualidade, segurança e efetividade na gestão do core business jurídico, e ainda a viabilização dos indicadores de desempenho. A Controladoria Jurídica é a ferramenta de gestão com o maior potencial de aumento do lucro nos escritórios de advocacia. Não há nenhuma outra ferramenta que tenha esse impacto na gestão jurídica.
De diferente, o que vemos acontecendo é um avanço tecnológico, que vem para tornar ainda mais efetiva a gestão e permitir que se alcance resultados talvez ainda melhores que os atuais. É preciso entender que a tecnologia não substitui a gestão. São ferramentas complementares, que se apoiam reciprocamente.

Intelijur – Quais são as principais dificuldades na implantação do modelo hoje no Brasil? A crise impactou esse setor dentro dos escritórios e departamentos, como você analisa o cenário atual?

A principal dificuldade é sempre o fator humano, na resistência a mudanças e na cultura dos escritórios e departamentos jurídicos que, quando muito conservadora ou resistente, tende a ter um pouco de dificuldade em compreender e aceitar a ferramenta que, sabemos, é inovadora. A crise, na realidade, apenas impulsionou o uso da ferramenta já que por meio dela pode-se obter muito mais produtividade, gerando mais lucro e garantindo um trabalho mais eficaz.

Intelijur – Quais os principais indicadores para aferição de um bom resultado, e em quanto tempo de implementação pode ser sentido?

O principal indicador é a relação homem/processo ou homem/serviço no setor Técnico, que expressa à capacidade produtiva por advogado. Mas também há outros indicadores importantes, como o tempo de resposta do consultivo, a vida média dos processos, etc. O tempo de implementação varia muito, inclusive em razão da cultura e dinâmica de cada escritório ou departamento jurídico, sendo em média de 8 a 12 meses.

Samantha Albini
Fundadora e Franqueadora na Radar – Gestão para Advogados. Experiência na implantação da ISO 9001 em ambiente jurídico. Professora permanente do MBA em Gestão de Escritórios da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR no curso de Gestão de Escritórios de Advocacia, do curso de extensão em Gestão Estratégica de Escritórios de Advocacia, na UNISINOS/RS e no curso de extensão em Gestão de Escritórios de Advocacia da Damásio Educacional. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Autora do livro “Controladoria Jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos” (Juruá, 2014).

InteliJur é uma empresa de informação e relacionamento focada no mercado jurídico. Por intermédio do portal, reúne advogados de empresas (FDJUR), advogados de escritórios e prestadores de serviços, com notícias, informações e pesquisas. Através do Diretório Jurídico é possível que os departamentos jurídicos ou outros advogados interessados em prestadores de serviços jurídicos encontrem os escritórios com perfil ideal para contratação. Eles podem selecionar o perfil do escritório selecionado por localização, porte do escritório, áreas jurídicas de atuação e até por setores da economia que o escritório tenha expertise.

FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos – é o maior e mais completo fórum de relacionamento e discussão de boas práticas na gestão de departamentos jurídicos do País. Foi criado há dez anos como uma associação sem fins lucrativos e exclusiva para profissionais de departamentos jurídicos. Por intermédio de ampla rede de contatos, interage com mais de 10.600 profissionais de departamentos jurídicos em 4.887 empresas. Tem a missão de estimular e promover debates, estudos e pesquisas; investir no conhecimento técnico, além de valorizar, reconhecer e premiar as boas práticas de gestão na área.

Habilidades

Postado em

10 de dezembro de 2018

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *