Instituto 5 Elementos lança terceira edição da “Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos”, a única certificada no Brasil como “Prática de Referência EducaRES de 2015”, a plataforma do MMA que reúne as melhores iniciativas do País sobre educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos

Instituto 5 Elementos lança terceira edição da “Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos”, a única certificada no Brasil como “Prática de Referência EducaRES de 2015”, a plataforma do MMA que reúne as melhores iniciativas do País sobre educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos

A grande novidade da publicação são informações atualizadas referentes à Política Nacional de Resíduos Sólidos, desenvolvida com o objetivo de reduzir a produção excessiva de resíduos e o desperdício, qualificar o consumo e valorizar a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na gestão integrada, explica Mônica Pilz Borba, autora da Coleção, que na atual versão conta também com um CD apresentando os principais conteúdos dos sete livros

Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade* está lançando a terceira edição da “Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos”, em São Paulo. A grande novidade desta edição são informações atualizadas referentes à Política Nacional de Resíduos Sólidos, desenvolvida com o objetivo de reduzir a produção excessiva de resíduos e o desperdício, qualificar o consumo e valorizar a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na gestão integrada, explica Mônica Pilz Borba**, autora da Coleção juntamente com sua equipe do 5 Elementos, Instituto que também dirige e fundou, em 1993. A inclusão dessas informações na Coleção tem a finalidade de apoiar a disseminação dessa política pública, complementa. Outra novidade nesta terceira edição é que ela agrega um CD com apresentações dos principais conteúdos da Coleção, que tem sete livros direcionados para educadores, professores e alunos do Ensino Fundamental I e II.

A publicação é o único material paradidático que aborda o tema de forma interdisciplinar certificado como “Prática de Referência EducaRES de 2015”, uma plataforma do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que reúne mais de 150 experiências sobre educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos, diz Mônica. Dessas iniciativas, 30 foram escolhidas como práticas de referências, após edital. As selecionadas aparecem em destaque na plataforma e foram escolhidas por critérios como caráter inovador, condições de replicabilidade, continuidade nos processos de educação ambiental ou de comunicação, gestão integrada, coerência entre princípios e ações, abrangência territorial, dentre os quesitos mais importantes.

“O Brasil tem como grande desafio implantar a Política Nacional de Resíduos Sólidos e para isso será necessário investir muito em educação ambiental. Esta política pública exige muitas mudanças de comportamento, como compreender que o lixo é algo que não serve para nada e que os resíduos servem para muitas coisas, pois podem ser reutilizados, compostados e reciclados, se forem separados na fonte corretamente, ou seja, nas residências, escolas, escritórios, restaurantes, comércio, enfim em todos os locais. Isto é, lixo não gera valor, mas resíduo tem valor social, ambiental e econômico”, explica Mônica, que também é educadora e pedagoga ambiental.

Nesse contexto, prossegue a fundadora do 5 Elementos, a Coleção apresenta conteúdos conceituais e práticos, difundindo os conceitos dos 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), e a nova edição foi elaborada para que o tema resíduos sólidos seja incorporado nos projetos políticos pedagógicos das escolas brasileiras, nos espaços educadores e nas diferentes comunidades educativas do País.  Um dos principais objetivos da Coleção, informa Mônica, é atingir públicos escolares, instituições do terceiro setor, setor privado e setor governamental, por meio da promoção de oficinas e cursos presenciais a partir dos conteúdos do material. “Assim, é possível ampliar o nível de compromisso com as transformações para uma sociedade mais sustentável e a formação de multiplicadores para essa mudança.”  

Conteúdos

Dos sete livros da Coleção, o volume Resíduos Sólidos e Atividades Educativas é voltado aos professores de diversas áreas. “Isso possibilita que o tema seja desenvolvido de forma interdisciplinar e transversal nas escolas. Este volume desenvolve conceitos como Pegada ecológica, Consumo sustentável X Consumismo, Mudanças Climáticas, O que muda com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Como Gerenciar os Resíduos Sólidos. O conhecimento teórico combina-se a sugestões de atividades educativas, cujas metodologias possibilitam um diálogo entre as diversas áreas do saber, o que permite ao educador aprofundar os conteúdos dos demais volumes”, observa Mônica.

Os outros volumes são dirigidos para os estudantes e, de uma maneira lúdica por meio de histórias com personagens que pesquisam para a Feira de Ciências de Sustentabilidade da escola, abordam os temas Metal, Vidro, Papel, Plástico, Orgânicos e Resíduos Perigosos. Segundo a pedagoga, eles foram desenvolvidos para estimular a pesquisa sobre a economia dos recursos naturais, a história e o ciclo de vida de todos estes materiais, bem como os impactos do descarte incorreto. “Trabalhar a interdisciplinaridade nas escolas contribui para despertar o interesse de crianças e jovens sobre o tema, já que as atividades se baseiam em situações reais e desafiantes. O objetivo principal das formações relacionadas ao Consumo Sustentável é sempre estimular mudanças de atitude frente aos atuais padrões de consumo, difundindo conteúdos, conceitos, atividades práticas e reflexões sobre as diferentes situações pedagógicas.”  

Como adquirir a Coleção

Desde a primeira edição já foram vendidos e doados mais de 5.000 exemplares da Coleção. Desta terceira, já foram impressos 3.000 exemplares. São Paulo é a terceira cidade brasileira a receber a nova publicação. Antes, houve um pré-lançamento, em parceria com a WWF-Brasil, num evento realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre. Na ocasião, foram distribuídos 2.000 exemplares  durante o Programa Água Brasil, uma iniciativa do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, ANA (Agência Nacional de Águas), WWF-Brasil  e da Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente de Caxias do Sul. Em setembro, durante cursos de capacitação para professores ministrados pelo Instituto 5 Elementos, a publicação foi lançada em Natal, no Rio Grande do Norte.  A “Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos” pode ser adquirida apenas pelo site www.5elementos.org.br. É possível obter informações também pelo telefone 11 3871-1944. Abaixo, um resumo dos sete livros.

Resumo

Livro do Professor

O volume Resíduos Sólidos e Atividades Educativas é direcionado ao professor e desenvolve temas referentes a pegada ecológica, consumo sustentável x consumismo, mudanças climáticas, Política Nacional de Resíduos Sólidos, gestão de resíduos e atitudes sustentáveis. Neste livro, há sugestões de atividades com metodologias que possibilitam um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, permitindo ao educador aprofundar os conteúdos dos demais volumes da coleção.   

Livro do Vidro

Na Escola da Vida, os alunos Laura, Cauã, Ênio, Tábata e Ana recebem a importante missão da professora de Ciências, Dona Leia, de pesquisar sobre a economia dos recursos naturais e a história e o ciclo de vida do vidro. Além de pesquisar na internet, o grupo faz uma visita a dois locais muito interessantes. No primeiro, o museu do vidro, a coordenadora Leonora conta mais sobre a descoberta desse material e sua utilização ao longo da história. No segundo, uma fábrica de vidro artesanal, os jovens conhecem o artesão Mendes e o Seu Teixeira, dois especialistas no assunto, que explicam como é feito o vidro, sua reutilização e reciclagem, além de responder as dúvidas do grupo. Depois de todo este aprendizado, o grupo decide montar uma peça de teatro para ser apresentada na Feira de Ciências de Sustentabilidade. 

Livro do Papel

Julia chega à Escola da Vida e compartilha seu pesadelo ambiental com os colegas Cauê, Diego, Bia, Giovana e Babi, e com a professora de Ciências, Dona Leia, e assim começa essa história… Aproveitando a oportunidade, a professora lança uma importante missão ao grupo: pesquisar sobre a história, o ciclo de vida do papel, sua reciclagem e a economia dos recursos naturais ligada ao papel. Para estimular os alunos, a professora conta como se deu a descoberta do papel e seu processo de produção, a partir das pesquisas dos cientistas Renê de Reaumur e Karl Scheller. Empolgados, os alunos visitam a fábrica de papel onde trabalha o tio do Diego, e vão conhecer o trabalho dos catadores Seu Bigode e Conrado, aprendendo como fazem o papel reciclado. No final, para apresentar o que aprenderam na Feira de Ciências de Sustentabilidade, os alunos montam um Blog.

Livro do Metal

Os alunos Carlito, Renato, Paula, Patrícia, Duda e Toninha, da Escola da Vida, recebem a importante missão da professora de Ciências, Dona Leia, de pesquisar sobre o ciclo de vida do metal. O grupo começa a pesquisa com um bate-papo com Jairão e Miguel, sucateiros de metal que há gerações atuam na região da escola. Muito divertidos, eles contam tudo o que sabem sobre a história dos metais, seus diversos tipos, ciclos de vida, sua reciclagem e a economia de recursos naturais ligada a esse material. Para apresentar o que aprenderam na Feira de Ciências de Sustentabilidade, os alunos montam um móbile gigante e constroem instrumentos musicais a partir de sucatas de metais, para a apresentação musical final.

Livro dos Resíduos Perigosos

Dona Leia, professora de Ciências da Escola da Vida, desafia seus alunos a pesquisarem sobre os resíduos perigosos: eletroeletrônicos, pilhas e baterias, agrotóxicos e suas embalagens, pneus, lâmpadas, óleos lubrificantes e suas embalagens, e remédios. Como são resíduos totalmente diferentes, o grupo decide trabalhar em duplas, iniciando a pesquisa pela internet, seguida de entrevistas com especialistas. André e Gabriela pesquisam sobre os impactos do descarte incorreto dos eletroeletrônicos, pilhas e baterias para a saúde e o meio ambiente, e conhecem o conceito da logística reversa. Paloma e Samuel conversam com o técnico agrícola Seu Albuquerque sobre o uso dos agrotóxicos e como são separadas as suas embalagens e recicladas. Toshio e Estela pesquisam sobre os pneus e conversam com Roney, professor de educação física, que ajuda a recuperar o parque da escola com a reutilização de pneus para brinquedos e bancos, construídos pelo dono da oficina de pneus, o artesão Pardal. Filipe e Leila pesquisam sobre o impacto das lâmpadas na saúde e no meio ambiente quando descartadas incorretamente, e aprendem com Osvaldo, professor de química, sobre a situação das lâmpadas fluorescentes da escola. Gilmara e Prado conversam com o mecânico do autódromo, Toninho, sobre a separação de óleo lubrificante, suas embalagens e sua reciclagem. E Fabiana e Raphael entrevistam o farmacêutico Seu Pascoal sobre a situação do descarte correto dos remédios nas farmácias e postos de saúde. Os alunos ficam muito preocupados com o descarte desses resíduos e, ao final, apresentam estas importantes informações na Feira de Ciências de Sustentabilidade, mobilizando todos para a tomada de consciência.

Livro dos Orgânicos

Os alunos Sandro, Cecilia, Dora, Paola, Reinaldo e Maria, da Escola da Vida, recebem a importante missão da professora de Ciências, Dona Leia, de pesquisar sobre o ciclo de vida dos alimentos, e apresentar o que aprenderam na Feira de Ciências de Sustentabilidade. Decidem ir até a horta da escola conversar com o jardineiro Ludovico, que transmite todas as informações sobre plantio de hortaliças, ervas medicinais e aromáticas, minhocário e compostagem, ou seja, sobre o ciclo de vida dos alimentos orgânicos. Animado, o grupo recebe muitas dicas sobre as propriedades e nutrientes dos alimentos conversando com a nutricionista Dona Vera, e se inspira para produzir aperitivos saudáveis a serem degustados na feira. Durante o evento, eles são entrevistados pela jornalista Sandra Viana, da TV Comunitária, e dão ótimas dicas e receitas de alimentação saudável, ensinando como montar e cuidar de um minhocário.

Livro do Plástico

A história começa com uma conversa entre o oceanógrafo Pedro e o grupo de alunos Davi, Thiago, Carol e Camila, da Escola da Vida, sobre a poluição dos plásticos nos oceanos e o impacto dessa situação na cadeia alimentar. Os alunos ficam muito impressionados com o depoimento de Pedro e decidem montar um documentário para apresentar na Feira de Ciências de Sustentabilidade, afinal de contas foi a professora de Ciências, Dona Leia, quem os orientou para pesquisar sobre a história do plástico, seu ciclo de vida, utilização e reciclagem. Eles seguem então para a biblioteca e descobrem muitas informações interessantes, até decidirem visitar uma refinaria de petróleo, onde o técnico Jurandir explica como é feito o plástico. Depois, vão até uma fábrica de reciclagem de plástico, e aprendem sobre os diferentes tipos de reciclagem com Dona Joana, que sabe tudo sobre o assunto. Ao final, o avô de Davi, Seu Manuel, conversa com os jovens e traz diversos exemplos de cidades que reduziram o uso de plásticos, por meio de leis e da reeducação dos hábitos de consumo e descarte da população. O grupo faz uma edição de vídeo com todos os depoimentos colhidos e consegue mobilizar alunos, professores e pais que participam da Feira de Ciências de Sustentabilidade para agirem em prol dos 5Rs: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

Mônica Pilz Borba**

É pedagoga pela PUC-SP e possui pós-graduação em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Agricultura Biológico Dinâmica pelo Instituto Elo, é fundadora e gestora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade desde 1993, coordenadora e professora de cursos de educação ambiental. Foi vice-presidente do Subcomitê Pinheiros Pirapora da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, coordenou o Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos, e o Centro de Educação Ambiental em Caucaia do Alto (Cotia/SP), projeto do HSBC. Em 2014, coordenou o projeto Consumo Sustentável e Ação dos Resíduos Sólidos na Subprefeitura da Lapa (SP), financiado pelo Fundo Especial de Meio Ambiente do Município de SP e pela Natura e participou do Grupo de trabalho Educação Ambiental e Comunicação Social do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de SP . Coordenou programas como o de Energia Social para a Sustentabilidade Local, da Odebrecht Agroindustrial, realizado em várias cidades do País para promover o Desenvolvimento Sustentável Local por meio de uma gestão participativa apoiada em ações educativas e realizou diversos projetos nas áreas de cultura, educação, atividades produtivas, saúde, segurança e meio ambiente. Possui várias publicações voltadas a Educação Ambiental, tais como Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos e Águas nos Oeste do Alto Tietê disponível para download no endereço http://www.pinheirospirapora.org.br/pp/downloads/publicacoes/%C3%81guas%20no%20Oeste%20do%20Alto%20Tiet%C3%AA%20-%205%20Elementos.pdf

Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade* – Fundado em 1993, em São Paulo, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pioneira na disseminação de conceitos e práticas sustentáveis e tem como missão fomentar o debate sobre essas práticas na sociedade a fim de transformar a relação das pessoas com a natureza e o meio ambiente urbano. O Instituto 5 Elementos baseia seus princípios e atuação no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e de Responsabilidade Global, na Carta da Terra e na Agenda 21 Brasileira. Tem vasta experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos e programas de capacitação e educação ambiental para órgãos públicos e o setor privado, entre os quais as edições do Dedo Verde na Escola, realizadas em algumas Escolas Municipais, em São Paulo e Itapevi, com o objetivo desenvolver a alfabetização ecológica junto aos professores, alunos e pais, incentivando a alimentação saudável e os cuidados com todos os seres vivos do planeta. O Instituto 5 Elementos tem Cinco Focos de Atuação: Água, Consumo Sustentável, Espaços Educadores, Cidades Sustentáveis e a produção de Materiais Educativos, destacando-se as publicações “Atlas Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Sorocaba Médio Tietê” e a plataforma de Agricultura Orgânica para a cidade de São Paulo, elaborada em parceria com outras instituições. Acesse: www.5elementos.org.br.

Habilidades

Postado em

29 de março de 2018

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